Livro da Bolsa

Sobre o Livro da Bolsa

O Livro da Bolsa trata-se de um livro sobre Bolsa gratuito destinado a ensinar novos investidores como investir na Bolsa, em Forex, ou noutros mercados, dividido em vários volumes, sendo que de momento ainda existe apenas o primeiro volume, denominado de "Livro da Bolsa - Vol. 1 - Introdução à Análise Técnica".

Este projecto nasceu quando o autor, ao participar em fóruns de Bolsa a ajudar a esclarecer questões a potenciais novos investidores, reparou que existiam várias dúvidas que eram recorrentes, e achou que seria ideal essas dúvidas estarem concentradas nalgum livro que pudesse ser gratuito e assim de acesso fácil e livre a todos, e ao alguém ter essas dúvidas, ter assim um livro de acesso fácil e rápido onde as pudesse ver esclarecidas.

Não só ao ver dúvidas, como também por reparar que em vários manuais nem era muitas vezes explicado em condições ao leitor como criar uma simples linha de tendência e como a validar, tanto que muitos tentavam fazer as suas análises e teriam medo de as expor na Internet por não terem algo que lhes desse 100% garantias de que estariam a fazer tudo como ditam as regras, sendo necessárias assim formas de explicar certos processos de forma a que não restassem quaisquer dúvidas pendentes por parte de quem os estudaria.

Inicialmente o livro teria cerca de duzentos tópicos previstos. Desses duzentos, apenas uns cerca de dez a quinze foram falados neste primeiro volume. Este primeiro volume foi feito na sua maioria durante os anos de 2005 e 2006, tendo ficado “na gaveta” desde então. Isto devido a perto de 80% a 90% dos tópicos não terem ainda sido abordados, e aos imensos anos que levariam a esse tal livro de milhares de páginas a ser feito.

Após alguns anos de paragem, acabou o autor por reencontrar essas páginas perdidas, ainda meio em fase de rascunho, e tendo pena de tanto trabalho em vão, já com imagens de exemplo, gráficos e outras coisas criadas, trabalhadas e preparadas para o livro, trabalho esse que estaria ali na gaveta sem qualquer uso, lembrou-se de uma solução: dividir o livro em vários volumes. Cada volume do “Livro da Bolsa” iria desta forma acabar por dizer respeito a uma determinada matéria, acabando por ser o “Livro da Bolsa” algo com vários volumes, com possibilidade de continuação posteriormente.

Assim, apesar de faltar ainda muito que fazer em relação a outros temas, já estava o primeiro passo preparado, que era o da “Introdução à Análise Técnica”, com material suficiente para ensinar o que são gráficos, tipos de gráficos, identificar tendências, bem como linhas de suporte e resistência, desenhar linhas de tendência, identificar padrões nos gráficos, etc. Desta forma pegou-se em material suficiente para completar o primeiro volume, e colocado de parte o que fosse relativo a outros temas, e assim nasceu o primeiro volume, que será o primeiro passo para qualquer novo investidor, uma introdução à Análise Técnica, pois sem conhecer a Análise Técnica um investidor não poderia aspirar a muito nos seus negócios.

Quanto a outros volumes, de momento ainda não está nada programado, e dependerá tanto da aceitação como do feedback dos leitores em relação ao primeiro volume a decisão de se criarem ou não novos volumes e assim dar continuação ao livro. Caso haja boa aceitação e bons feedbacks por parte dos leitores, poderão ser criados novos volumes no futuro, caso contrário, poderá a obra ficar apenas com o primeiro volume, não deixando contudo de ser um livro completo nos temas que aborda.

O livro é apresentado aos seus leitores em dois formatos, o formato PDF, para que os leitores o possam sacar e visualizar em leitores de ebooks, e em formato HTML disponível em linha, que permitirá a qualquer leitor consultar o livro sempre que queira directamente no sítio web do mesmo, podendo visualizar página a página, e com um índice de fácil acesso, evitando assim ter de baixar o livro em formato PDF. Há apenas um senão, a conversão do livro original para a versão HTML em linha, acabou por retirar qualidade às imagens da versão em linha e causar alguns erros de conversão como palavras mal separadas (como “a gora” em vez de “agora”), ou palavras juntas. Serão erros derivados da transição das 564 páginas para formato HTML e que não serão revistas uma a uma pelo excessivo tempo que demoraria, tal como o livro não foi revisto mais do que uma vez rapidamente em vez de uma revisão atenta e completa como mereceria. Da mesma forma, a quase totalidade do livro ainda está escrito um pouco em forma de rascunho, mas foi publicado assim por falta de tempo do Autor em reescrever as 564 páginas uma a uma, mas de fácil leitura, apesar de por vezes conter frases muito compridas.

Abaixo ficam disponíveis os volumes do “Livro da Bolsa” já existentes, e para os consultar bastará clicar na imagem do volume desejado, apesar de actualmente só existir um:

VOLUMES DO LIVRO DA BOLSA

Para consultar um dos volumes do livro basta clicar abaixo na capa do volume desejado:

Volume
Vol. I - Introdução à Análise Técnica
Versão Páginas
2011-03-05 564
Tópicos
  • I - Gráficos
  • II - A Tendência
  • III - Suportes e Resistências
  • IV - Linhas de Tendência
  • V - Padrões das Velas Japonesas

Histórico de publicações e versões:

  • 2011-03-29 - Lançamento do sítio web do Livro da Bolsa e com ele o seu Vol. I - Introdução à Análise Técnica.
  • 2011-03-05 - Nova versão do Livro da Bolsa - Vol. I - Introdução à Análise Técnica.

Livro da Bolsa